Diz-se que ocorre a desintegração nuclear ou decaimento

Diz-se que ocorre a desintegração nuclear ou decaimento radioativo quando há a emissão espontânea de partícula ou energia do interior de um núcleo atômico. Rutherford e Frederick Soddy, respectivamente agraciados com o Prêmio Nobel de Química em 1908 e, em 1921, demonstraram que a emissão das partículas alfa e beta envolviam transmutação de elementos, ou seja, a transformação de um elemento em outro, que sempre foi a meta dos alquimistas. A transmutação artificial foi atingida por Irène Curie e Frédéric Joliot, em 1934. No decaimento radioativo, quando o núcleo resultante (filho) possui uma unidade atômica menor que o núcleo origem (pai), é correto afirmar que se trata de uma emissão:
  • A. Radiação alfa.
  • B. Radiação gama.
  • C. Radiação beta positiva.
  • D. Radiação beta negativa.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as categorias de classificação de respostas do Rorschach no Sistema Exner, com suas respectivas subcategorias ou códigos de classificação.

Coluna 1

1. Localização.

2. Qualidade Evolutiva.

3. Determinantes.

4. Qualidade Formal.

5. Códigos Especiais.

Coluna 2

( ) Pares.

( ) Detalhes Comuns.

( ) Resposta Vaga.

( ) Lógica Inadequada.

( ) Resposta Menos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Resolva a questão aqui ›


A farmacovigilância é a ciência de atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados com medicamentos. Acerca da farmacovigilância, julgue os itens subsequentes. Em farmacovigilância, relato de caso corresponde a notificação relativa a paciente com evento adverso, ou teste de laboratório anormal, suspeito de haver sido induzido por medicamento.

Resolva a questão aqui ›