Um professor de Biologia de uma escola de Ensino Médio d

Biologia - Práticas Laborais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016 - SME/SP - Professor de Ensino Fundamental II e Médio

Um professor de Biologia de uma escola de Ensino Médio do município de São Paulo, para fazer com que os alunos entendessem a ação do fermento de pão (Saccharomyces cerevisiae), fez o experimento representado na figura a seguir.

Fundamentado nos dados do experimento, os alunos concluíram que o processo ocorrido no tubo I e os produtos resultantes eram, respectivamente,

  • A. fermentação; etanol e ácido lático.
  • B. fermentação; etanol e CO2.
  • C. respiração aeróbia; etanol e CO2.
  • D. respiração aeróbia; ácido lático e CO2.
  • E. respiração aeróbia; etanol e ácido lático.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de sociologia, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a sensores de grandezas físicas em aplicações médicas, julgue os itens que se seguem. Nos termopares mais comumente utilizados para a medida de temperatura, é gerada uma diferença de potencial que é inversamente proporcional ao quadrado da diferença entre a junção de medida e outra junção, colocada em ambiente mantido a uma temperatura de referência.

Resolva a questão aqui ›


João, servidor público civil do estado do Espírito Santo, afastou-se do serviço para frequentar curso de especialização na Argentina. O estado continuou pagando a remuneração do servidor no período do afastamento, uma vez que a especialização tratava de tema afeto às funções de João. Ao regressar da Argentina, João pediu exoneração de seu cargo ao seu chefe imediato, pois estava cansado de trabalhar em repartições públicas. No pedido, João afirmou que não efetuaria o depósito da importância recebida no período do seu afastamento.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Valendo-se do poder de polícia conferido à autoridade administrativa, o superior hierárquico de João poderá executar, na via administrativa, todos os valores devidos pelo servidor, porquanto o referido poder tem como atributo a autoexecutoriedade.

Resolva a questão aqui ›