Na automação de bibliotecas, se todos os pontos serão

Na automação de bibliotecas, se todos os pontos serão conectados e dependentes de um terminal ou se os terminais serão conectados a centralizadores que, por sua vez, serão conectados a outros terminais, diz respeito a:
  • A. interface homem-máquina;
  • B. arquitetura;
  • C. seleção de softwares;
  • D. topologia de rede;
  • E. serviços;
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um biomédico deseja obter leucócitos polimorfonucleares isolados dos demais componentes celulares do sangue humano utilizando soluções com diferentes densidades. A separação das células deve ser realizada de modo a evitar o desencadeamento de mecanismos que causem a morte celular ou ativem a produção de espécies reativas de oxigênio por essas células. Os tubos a serem usados para essa atividade resistem a temperaturas de até 200 ºC.

Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os seguintes itens.

Caso as camadas com os diferentes tipos celulares, obtidas após a centrifugação, fossem submetidas à análise por citometria de fluxo, observando-se apenas o espalhamento frontal e o lateral, seria possível avaliar de maneira relativa o tamanho e a granularidade das células.

Resolva a questão aqui ›


As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.

Propósitos para o Ano Novo

O que conseguimos neste último ano? Quanto falta para a meta? Quanto nos desviamos? Quais foram os erros? Era isso mesmo o que a gente queria da vida? Os balanços prosperam no fim do ano.

O problema é que, muitas vezes, eles se apresentam como listas de frustrações: algumas coisas não deram certo, algo iludiu nossos esforços, fracassamos. E qual é o problema? Não seria bom dispor do catálogo de nossos desacertos? Afinal, com ele na mão, deveria ser mais fácil inventar um futuro que corrija o passado. Faz sentido. Mas não é bem isso o que acontece: de regra, a lista das frustrações transforma-se numa cantilena não de emendas e projetos, mas de acusações. A coisa é particularmente sensível quando os membros de um casal fazem seu balanço: nesse caso, as frustrações de um são sempre culpa do outro.

"Não escrevi o grande romance brasileiro deste século porque você não soube me proteger do choro das crianças." "Deixei de formar-me em biologia porque você quis ter filhos logo." "Não fui para a Antártida porque você se esqueceria de tomar seu remédio contra a pressão alta". O extraordinário é que, mesmo enunciadas na frente de um terceiro, essas frases não suscitam o riso. Ao contrário, elas solidificam o ressentimento.

Aparentemente, o milagre de conseguir conviver, de inventar a cada dia compromissos viáveis entre desejos diferentes, não vale nada. Na hora de fazer as contas, só importa o sacrifício imposto à liberdade absoluta e triste que seria a nossa, se pudéssemos viver sem concessões, ou seja, sem fazer caso de nenhum semelhante.

(Contardo Calligaris, Terra de ninguém)

A questão nuclear desse texto representa-se conceitualmente no seguinte enunciado:

Resolva a questão aqui ›


 

Considerando o texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na linha 19, o emprego da preposição "de" em "os alimentos de que" é exigido pela regência de "necessitam" (l.20).

Resolva a questão aqui ›