Com relação ao ciclo orçamentário, assinale a opção

Com relação ao ciclo orçamentário, assinale a opção correta.
  • A. O plano plurianual estabelece diretrizes para as despesas de capital.
  • B. A lei de diretrizes orçamentárias apresenta os recursos que serão mobilizados para a execução das políticas públicas.
  • C. A lei de orçamento anual inclui as alterações na legislação tributária do exercício financeiro.
  • D. São duas as leis que instituem o ciclo orçamentário: a lei de diretrizes orçamentárias e a lei do orçamento anual.
  • E. As leis que instituem o ciclo orçamentário são de proposição exclusiva do Poder Legislativo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à Lei n.º 8.666/1993, analise as alternativas.

I- Em igualdade de condições, no caso de empate em uma licitação, será dada preferência à empresa com maior número de empregados.

II- A Comissão de Licitação de um órgão público estadual, em procedimento licitatório de Tomada de Preços, decidiu por inabilitar determinada licitante que havia descumprido norma editalícia pertinente à comprovação de sua habilitação jurídica para execução do objeto contratual. A decisão da Comissão de Licitação pauta-se no princípio setorial das licitações conhecido por vinculação ao instrumento convocatório.

III- A administração pública não pode descumprir normas e condições do edital ao qual se acha estritamente vinculada, e apenas os licitantes e o Ministério Público são partes legítimas para impugnar edital de licitação por irregularidades.

Assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Ainda à luz das disposições do COSO relativas a controle interno, julgue os itens a seguir. Em uma organização em que ocorram falhas cuja principal causa seja a inexperiência de seu corpo funcional em razão do alto índice de rotatividade de empregados, haverá necessidade de aprimoramento do componente ambiente de controle.

Resolva a questão aqui ›


A reabilitação de pacientes com lesão nos membros inferiores, especificamente no pé e no tornozelo, depende, em parte, do bom resultado das análises biomecânica e cinesiológica dos segmentos envolvidos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os movimentos de flexão e extensão nas articulações tarsometatársicas também contribuem para a inversão e eversão do pé.

Resolva a questão aqui ›