Uma pesquisa, com 200 pessoas, investigou como eram util...

Raciocínio Lógico - Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2014 - Metrô/SP - Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

Uma pesquisa, com 200 pessoas, investigou como eram utilizadas as três linhas: A, B e C do Metrô de uma cidade. Verificou-se que 92 pessoas utilizam a linha A; 94 pessoas utilizam a linha B e 110 pessoas utilizam a linha C. Utilizam as linhas A e B um total de 38 pessoas, as linhas A e C um total de 42 pessoas e as linhas B e C um total de 60 pessoas; 26 pessoas que não se utilizam dessas linhas. Desta maneira, conclui-se corretamente que o número de entrevistados que utilizam as linhas A e B e C é igual a
  • A. 10.
  • B. 18.
  • C. 50.
  • D. 26.
  • E. 56.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em seis diferentes campos de produção de batata semente certificada ocorreram diferentes tipos de problemas fitossanitários. No primeiro campo, apareceram plantas com sintomas típicos de murchadeira causada por Ralstonia solanacearuam, com porcentagem muito baixa de plantas sintomáticas. Nos segundo e terceiro campos, apareceram sintomas bem semelhantes, inclusive na porcentagem de incidência, que foi baixa em ambos os campos, porém divergindo na severidade. No segundo campo, os sintomas típicos de viroses na forma de mosaicos somente apareceram na parte apical das plantas, enquanto, no terceiro campo, as viroses na forma de mosaicos apareceram em toda a parte vegetativa da planta. No quarto campo, ocorreram sintomas típicos do ataque de fungos transmissíveis pelo tubérculo, porém com muito baixa incidência e severidade. No quinto campo, ocorreram danos típicos do ataque de traça da batata com baixa incidência. No sexto campo, ocorreram danos em alguns tubérculos típicos do ataque da larva alfinete. Em todas os campos, as análises técnicas e científicas, inclusive laboratoriais, comprovaram a presença das pragas e doenças acima especificadas.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens de 76 a 81, acerca dos campos de produção de sementes.

O ataque de viroses em toda a parte vegetativa das plantas, ocorrido no terceiro campo, é característico de ataque de insetos vetores como pulgões, tripes etc.

Resolva a questão aqui ›


Um agricultor que plantou 900 ha de batata (Solanum tuberosum) no período de verão observou, no início da tuberização, as seguintes ocorrências:

I murchadeira, causada por Ralstonia solanacearum, em cerca de 5% das plantas;

II enrolamento de folhas, em aproximadamente 5% das plantas, sintoma típico de potato leafroll, observada em toda a parte aérea;

III sintomas de pinta preta, causada por Alternaria solani, em 3% das plantas;

IV sintomas de sarna comum, causada por Streptomyces scabies, em 2% das plantas. O produtor enviou amostras de partes vegetativas das plantas de batata com esses sintomas a um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que confirmou as ocorrências citadas.

Tendo como referência a situação acima apresentada, julgue os itens de 82 a 86.

A ocorrência da virose do enrolamento da folha da batata em toda a parte aérea da planta indica a ocorrência de pulgões no local. Nesse caso, deve-se controlar imediatamente essa virose com a aplicação de inseticida específico.

Resolva a questão aqui ›


Acessibilidade diz respeito a locais, produtos, serviços ou informações disponíveis ao maior número e variedade de pessoas independentemente de suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais. Com relação a acessibilidade na Web, julgue os itens subsequentes.

Se o conteúdo de um sítio é apresentado de modo a permitir que os agentes de usuário, incluindo as tecnologias de apoio, possam obter e apresentar a informação aos usuários de diferentes maneiras, diz-se que o sítio é determinado de forma programática.

Resolva a questão aqui ›