A Polícia...

 

 

      A Polícia Federal (PF), em uma operação de busca e apreensão, capturou um sistema de transmissão ponto-a-ponto com a seguinte descrição.

► O sistema é utilizado para transmitir dados gerados por diversos computadores pertencentes a uma rede LAN (local area network).

► Os dados dos computadores pertencentes à LAN são multiplexados em TDM por um equipamento com capacidade de gerar em sua saída o sinal em banda base s1(t), no formato NRZ polar, à taxa de 4 Mbps.

► O sinal s1(t),  é injetado em um modulador QPSK, com eficiência espectral de 1,5 bps/Hz, gerando, em sua saída, o sinal s2(t),  de freqüência central 100 MHz.

► O sinal s2(t),  é injetado em um upconverter, o que resulta no sinal s3(t),  de freqüência central 10 GHz.

► O sinal s3(t),  é amplificado em potência e em seguida filtrado, gerando o sinal s4(t), A potência do sinal s4(t),  é igual a 0,5 W.

► O sinal s4(t),  é injetado em um sistema transmissor casado composto por um guia de onda e uma antena de refletor parabólico offset de ganho igual a 35 dBi.

       Durante a operação, a PF apreendeu também o receptor do sistema, cuja sensibilidade é igual a –80 dBm, que estava localizado à distância d do transmissor e utilizava antena/guia de onda com as mesmas características do sistema radiante do transmissor. A temperatura efetiva de ruído do sistema receptor, desconsiderando a antena e o guia de onda, é

A uma temperatura ambiente de 300 K, a figura de ruído do sistema receptor, desconsiderando a antena e o guia de onda, é superior a 6 dB.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis