Dentre os acidentes domésticos freqüentes em escolares,...

Dentre os acidentes domésticos freqüentes em escolares, destaca-se

  • A.

    picada de aranha viúva negra, cujo veneno neurotóxico e coagulante destrói proteínas liberando histamina, provocando hemólise e levando a choque e paralisias. É preciso retirar parte do veneno com ventosas e providenciar soro antiaracnídeo.

  • B.

    penetração de insetos no ouvido, cuja solução pode ser colocar óleo de cozinha com um pouco de algodão no ouvido. Depois do inseto morto por asfixia, deve ser retirado por sucção.

  • C.

    afogamento por água salgada que se aspirada em grande quantidade causa hiponatremia, hipervolemia e hemoconcentração. Pode ser necessário efetuar reanimação cardiorrespiratória.

  • D.

    queimadura de segundo grau onde há destruição do epitélio e parte do cório, poupando os apêndices dérmicos. A pele vai apresentar-se eritematosa, com bolhas e exsudato úmido. É preciso cuidados para evitar infecção e diminuir a dor local.

  • E.

    ingestão de desinfetantes de banheiro, detergentes e produtos industriais de branqueamento que podem causar tosse, dispnéia, cianose, agitação e confusão, porque irritam o sistema nervoso central. Êmese é indicada nestes casos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere ao sistema de saúde brasileiro, julgue os itens que se seguem.

A descentralização das ações é um dos eixos organizacionais do SUS. A esfera federal tem a atribuição de definir e normatizar as ações e deliberar às esferas estadual e municipal a execução dessas ações de acordo com a realidade local.

Resolva a questão aqui ›


A chamada escola de Frankfurt reuniu alguns dos mais importantes sociólogos e filósofos do século XX. Julgue os itens a seguir, acerca dessa corrente do pensamento sociológico.

Horkheimer delineou os elementos principais da teoria crítica, tomando como ponto de partida o marxismo e opondo-se àquilo que chamava de teoria tradicional.

Resolva a questão aqui ›


Em – Logo, nem sempre infringir a lei significa realmente fazer algo errado. (terceiro quadrinho) – a expressão em destaque, no texto, pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:

Resolva a questão aqui ›