Suponha que no mercado aberto todos os automóveis brasil...

Economia - O Setor Externo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial

Suponha que no mercado aberto todos os automóveis brasileiros sejam vendidos por 20.000 reais cada e todos os automóveis japoneses por 80.000 ienes cada, e que a taxa de câmbio seja 2 (um real compra dois ienes). Então, em termos reais são necessários:

  • A.

    dois automóveis japoneses para comprar quatro automóveis brasileiros;

  • B.

    dois automóveis japoneses para comprar dois automóveis brasileiros;

  • C.

    dois automóveis brasileiros para comprar quatro automóveis japoneses;

  • D.

    dois automóveis brasileiros para comprar um automóvel japonês;

  • E.

    dois automóveis japoneses para comprar um automóvel brasileiro.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito da preservação de coleções digitais, julgue os próximos itens. Os metadados de preservação digital de longo prazo devem conter informações relativas a estratégias de preservação adotadas, direitos de propriedade intelectual e elementos que garantam a autenticidade do recurso digital.

Resolva a questão aqui ›


Um servidor público, com competência para a gestão de pessoal no âmbito de determinada fundação pública, deliberadamente negou requerimento de licença apresentado por um colega em razão de este ser um antigo desafeto pessoal seu. A pretexto de conferir legalidade ao ato, aquele servidor lançou, na motivação do ato, a inconveniência da licença para o interesse público, eis que o desfalque resultante da ausência não seria passível de ser suprido.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Há, na hipótese, evidente abuso de poder na modalidade de excesso.

Resolva a questão aqui ›


Com referência à organização administrativa da União, julgue os itens a seguir.

A natureza jurídica de direito privado da empresa pública não impede que seus dirigentes, investidos em seus cargos de acordo com o que determinam os estatutos e a legislação específica, estejam sujeitos à ação popular, à ação de improbidade administrativa e à ação penal por crimes praticados contra a administração pública, havendo, entretanto, impossibilidade jurídica no que concerne à submissão em sede de mandado de segurança.

Resolva a questão aqui ›