Considere os dois modelos a seguir: I - modelo keynesia...

Considere os dois modelos a seguir:

I - modelo keynesiano simplificado

Y = C + I + G C =

C(Y)

II - modelo IS/LM

Y = C(Y) + I(i) + G

Ms = L(Y, i)

Onde Y = produto; I = investimento; G = gastos do governo; i = taxa de juros; Ms = oferta de moeda; e L(Y, i) = função demanda por moeda. Considerando o nível de preços igual a 1 e que todas as funções dos dois modelos seguem os pressupostos da denominada "teoria keynesiana" sem os denominados "casos extremos" do modelo IS/LM, é incorreto afirmar que:

  • a.

    no modelo II, ΔY/Δ Ms = Ly/(1 - c'), onde Ly é a derivada parcial de L em relação a y

  • b.

    no modelo II, uma política fiscal expansionista eleva o nível do produto; o conseqüente aumento da renda resulta então numa elevação na demanda por moeda, o que pressiona para cima a taxa de juros.

  • c.

    no modelo II, Δi/ΔMs < 0.

  • d.

    no modelo II, é possível avaliar o denominado efeito "crowding out".

  • e.

    no modelo I, ΔY/ΔG = ΔY/ΔI = 1/(1 - c').

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Os agentes anti-reumáticos são usados no tratamento de doenças artríticas, cujas características são a inflamação e a perda tecidual nas articulações. Neste contexto, assinale a alternativa que indica o fármaco antiinflamatório não-esteróide usado no tratamento de quadros clínicos graves ou gota em pacientes que não respondem a agentes não-esteróides menos tóxicos:

Resolva a questão aqui ›


Dois irmãos são viajantes. Carlos volta para casa nos dias 3, 6, 9, ...; Luiz volta para casa nos dias 4, 8, 12,... Os dias do mês em que os dois irmãos se encontram em casa são:

Resolva a questão aqui ›


Considerando a figura acima, assinale a opção correta, a respeito de RUP.

Resolva a questão aqui ›