O auxiliar gráfico do Tribunal necessita copiar uma chapa...

O auxiliar gráfico do Tribunal necessita copiar uma chapa pré-sensibilizada para impressão offset. Após exposição do filme à luz sobre a chapa e revelar a imagem latente, a seqüência operacional correta para copiar a chapa é:

  • A.

    retocar grafismo, aplicar thinner no grafismo, gomar a chapa, aplicar preparação ácida.

  • B.

    aplicar tinta protetora no grafismo, retocar grafismo inconveniente, gomar a chapa.

  • C.

    retocar grafismo inconveniente, aplicar tinta protetora no grafismo, aplicar preparação ácida, gomar a chapa.

  • D.

    aplicar tinta protetora no grafismo, retocar grafismo inconveniente, aplicar preparação ácida, gomar a chapa.

  • E.

    retocar grafismo inconveniente, aplicar preparação ácida, gomar a chapa, aplicar tinta protetora no grafismo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Fábio, técnico em metalurgia e empregado da Auto Mecânica Dois Irmãos Indústria e Comércio Ltda., estando lotado em unidade localizada no município de Cubatão – SP, foi transferido em 20/12/1991 para a unidade de retificação de peças localizada no município de Campinas – SP, por determinação da empregadora. Essa transferência destinou-se ao preenchimento em definitivo, por Fábio, do cargo de gerente-geral do departamento de retificação de peças.

Desde sua admissão, já constava de seu contrato de trabalho, firmado por escrito, cláusula específica autorizadora de transferências por determinação da empregadora. Desde o início do exercício dessa função de confiança, Fábio passou a receber gratificação correspondente a 35% de seu salário-base mensal. Essa gratificação teve seu percentual reduzido para 30% em 1.º/6/1994, em virtude de acordo coletivo de trabalho firmado entre a empregadora e o sindicato obreiro representante da categoria profissional de Fábio no município de Campinas – SP.

Em 15/2/2002, teve início um movimento paredista organizado pela categoria profissional de Fábio, tendo sido observadas as exigências da Lei n.º 7.783/1989. Tal movimento contou com sua adesão e participação pacífica. A paralisação encerrou-se em 5/3/2002 e Fábio foi destituído de sua função gratificada em 12/3/2002, retornando a seu cargo básico de técnico em metalurgia. Em 30/4/2002, a empresa comunicou a Fábio sua intenção de rescindir o contrato de trabalho. Após o cumprimento de aviso prévio, Fábio retornou ao município de Cubatão – SP.

Em face da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

A transferência de Fábio, ainda que tenha sido lícita, ocorrido por determinação da empregadora e acarretado a necessária mudança de domicílio, não se reveste de ilegalidade, porquanto já se achava autorizada no contrato de trabalho. Fábio, contudo, não fazia jus a adicional de transferência, dado que essa transferência não foi provisória.

Resolva a questão aqui ›


As organizações estão sempre buscando novas pessoas para integrar seus quadros. O recrutamento e a seleção fazem parte do processo de introdução de novos elementos humanos na organização. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes. O processo seletivo na gestão por competências tem por objetivo a aquisição de competências individuais indispensáveis para o sucesso organizacional.

Resolva a questão aqui ›