De um lado, havia o caráter mágico dos reis, fato antrop...

“De um lado, havia o caráter mágico dos reis, fato antropológico bem conhecido e perfeitamente atestado na Europa medieval. Com efeito, para ela os reis eram intermediários entre o mundo terreno e o mundo divino, desempenhavam o papel de propiciadores de fertilidade e saúde [...]. Acreditava-se que o toque das mãos de Waldemar I da Dinamarca (1154-1182) sobre recém-nascidos favorecesse o crescimento deles, da mesma forma que as sementes jogadas ao solo por ele teriam sua germinação estimulada [...]. Sabe-se que do século XII ao XVIII atribuiu-se ao toque dos reis da França e da Inglaterra o poder de curar escrófulas. Em 1527, os camponeses suecos ainda acreditam que os reis fossem responsáveis pelo clima. O inverso também era verdadeiro: as faltas do rei Anfortas provocaram a esterilidade dele e de seu país, até serem redimidos por Percival”.(FRANCO JÚNIOR, Hilário. O retorno de Artur: o imaginário da política e a política do imaginário no século XII. In: Os três dedos de Adão: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 2010, p. 174). Julgue os itens e, em seguida, assinale a alternativa que traz a sequencia correta:

I Os estudos envolvendo o imaginário e as representações políticas no ocidente medieval e moderno foram responsáveis não só por revelar as relações de poder que envolviam as esferas espirituais e seculares, como também possibilitaram novos campos de investigação e abordagem para a História Política.

II A imagem dos reis como figuras divinizadas foi facilitada pela postura do cristianismo medieval que via o próprio Cristo como o maior de todos os reis. Desse modo, asrepresentações dos reis se confundiam com as de Cristo, o que explica o papel simbólico das cerimônias de coroação/unção daqueles.

III O caráter divino atribuído aos reis medievais entrava em choque com a postura ideológica da Igreja Católica. Ao se posicionar como um Deus, os reis colocavam em xeque a principal ideologia que alicerça o catolicismo: o monoteísmo.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis