Questão Q51352
2014 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Prova: Concurso Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - Analista Ambiental - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2014 Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Sem falar dos primeiros aldeamentos religiosos, a bacia d...

Sem falar dos primeiros aldeamentos religiosos, a bacia do Tapajós foi ocupada pelo homem branco a partir do final do século XVIII. Essa presença foi gradualmente efetivada nas sucessivas viagens com o objetivo de reconhecer o território e abrir caminho para a colonização, que se completou na segunda metade do século XX. Com relação a esse assunto e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem. O rio Tapajós ganhou importância maior quando as minas de Santa Isabel, no rio Arinos, foram exploradas pelos povoadores de Cuiabá; foi a partir daí que as tentativas de exploração desse rio se intensificaram. Até essa época, só o baixo curso do Tapajós era ocupado, nas proximidades da cidade de Santarém.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...