Um paciente, com 26 anos de idade, ator, chega ao consult...

Um paciente, com 26 anos de idade, ator, chega ao consultório para fonoterapia com os seguintes dados de anamnese: cansaço vocal, rouquidão, piora da qualidade vocal frente ao uso intensivo da voz. Tem apresentado piora importante nos últimos 6 meses, coincidindo com um período de uso excessivo da voz profissionalmente. Seu irmão e seu pai apresentam vozes similares à dele, mas não tão roucas. O exame otorrinolaringológico evidenciou inadaptação vocal com presença de microdiafragma laríngeo e fenda fusiforme à fonação, configurando quadro de disfonia funcional por inadaptação vocal.

Com base no quadro apresentado, julgue os itens a seguir.

O planejamento terapêutico inclui orientação sobre o uso profissional da voz, higiene vocal e identificação e redução de possíveis hábitos vocais que possam piorar o quadro apresentado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens subsequentes, referentes à anatomia. O tecido epitelial glandular da mama feminina é do tipo tubuloalveolar e formado por quinze a vinte lobos constituídos por um conjunto de lóbulos compostos de um conjunto de ácinos.

Resolva a questão aqui ›


As Zonas Especiais de Interesse Social – ZEIS é um instrumento de regularização fundiária que visa primordialmente à produção e à manutenção de habitação de interesse social. Essas zonas especiais visam a incorporar os espaços urbanos da cidade clandestina à cidade legal. É correto afirmar sobre esse instrumento:

1. As ZEIS podem ser classificadas em razão das características de uso e ocupação da área urbana.

2. Uma das características para aplicação da ZEIS diz respeito aos terrenos públicos ou privados ocupados por favelas, por população de baixa renda ou por assentamentos assemelhados onde haja interesse público em se promover a urbanização.

3. As ZEIS não são indicadas para serem aplicadas em terrenos ou áreas não edificadas.

4. O plano de urbanização é o instrumento que deve ser adotado visando à intervenção nas ZEIS.

5. As ZEIS não podem ser utilizadas em áreas com concentração de habitação coletiva precária, como cortiços.

Assinale a alternativa correta:

Resolva a questão aqui ›