A criação da fisioterapia teve como base o modelo assist...

#Questão 494393 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional em Saúde Coletiva: Fisioterapia)

A criação da fisioterapia teve como base o modelo assistencial curativo, destinando-se, quase exclusivamente, ao controle de danos de determinadas doenças. Sua atuação é destinada à cura de algumas enfermidades e ao manejo de sequelas e complicações. Nessa fase, destacavam-se os locais de atuação profissional como as clínicas especializadas e os hospitais. Com o passar dos anos, os novos desafios da sociedade brasileira, as mudanças no quadro epidemiológico e a reorganização dos sistemas de saúde exigiram um redimensionamento do objeto de intervenção fisioterapêutica que, a partir dessa transformação, deveria aproximar-se do campo da promoção da saúde e da nova lógica de organização dos modelos assistenciais. Esse avanço na profissão ampliou as possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional tanto para o controle de danos como para o controle de riscos. Por isso, surgiram possibilidades de atuação do fisioterapeuta na atenção básica como, por exemplo, na vigilância dos distúrbios cinesiofuncionais e posturais, na promoção de ambientes saudáveis, e como incentivador da adoção de estilos de vida saudável.

A partir desse texto e dos vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

Conforme o texto, atualmente compete ao fisioterapeuta o desenvolvimento de ações para um ambiente saudável, por meio de realização de adequações mobiliárias nos domicílios dos pacientes, minimizando os riscos de acidente. Aos demais profissionais da equipe interdisciplinar compete prestar orientações acerca da adoção de hábitos alimentares saudáveis, combate ao álcool e às drogas ilícitas.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis