A criação da fisioterapia teve como base o modelo assist...

#Questão 494389 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional em Saúde Coletiva: Fisioterapia)

A criação da fisioterapia teve como base o modelo assistencial curativo, destinando-se, quase exclusivamente, ao controle de danos de determinadas doenças. Sua atuação é destinada à cura de algumas enfermidades e ao manejo de sequelas e complicações. Nessa fase, destacavam-se os locais de atuação profissional como as clínicas especializadas e os hospitais. Com o passar dos anos, os novos desafios da sociedade brasileira, as mudanças no quadro epidemiológico e a reorganização dos sistemas de saúde exigiram um redimensionamento do objeto de intervenção fisioterapêutica que, a partir dessa transformação, deveria aproximar-se do campo da promoção da saúde e da nova lógica de organização dos modelos assistenciais. Esse avanço na profissão ampliou as possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional tanto para o controle de danos como para o controle de riscos. Por isso, surgiram possibilidades de atuação do fisioterapeuta na atenção básica como, por exemplo, na vigilância dos distúrbios cinesiofuncionais e posturais, na promoção de ambientes saudáveis, e como incentivador da adoção de estilos de vida saudável.

A partir desse texto e dos vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

O resgate histórico, descrito no texto, permite compreender como a fisioterapia avançou de um contexto de atenção coletiva a determinadas doenças para um contexto de atenção reabilitadora.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis