Um paciente de sessenta e cinco anos de idade foi encami...

#Questão 494369 - Fisioterapia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2016, SES/DF, Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional em Saúde Coletiva: Fisioterapia)

Um paciente de sessenta e cinco anos de idade foi encaminhado pelo cardiologista para uma clínica de fisioterapia especializada em reabilitação cardiovascular, relatando um histórico de sedentarismo nos últimos cinco anos, dispneia durante esforços habituais e diagnóstico clínico de diabetes melito controlada com dieta adequada. O fisioterapeuta realizou uma avaliação criteriosa do paciente e constatou sobrepeso, unhas quebradiças e discretamente azuladas, edema bilateral na região dos maléolos e ascite abdominal. O paciente apresentou, na posição supina, confortável e em repouso, frequência cardíaca de 75 bpm e pressão arterial de 135 mmHg × 86 mmHg, dados monitorados com um cardiofrequencímetro e um esfigmomanômetro digital automático. Em determinado momento da avaliação, o fisioterapeuta deu ao paciente o seguinte comando: “você deve exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar, durante dez segundos”. Ao final da avaliação, o fisioterapeuta estabeleceu um programa de exercícios aeróbicos de moderada intensidade que envolvem grandes grupos musculares, com duração de trinta minutos, cinco dias na semana, intercalando exercícios de fortalecimento muscular.

Com relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens subsequentes.

A ascite abdominal, identificada pelo fisioterapeuta, sugere uma reação inflamatória na cavidade abdominal com possível quadro de infecção peritoneal.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis