Assinale a questão correta correspondente às característi...

Assinale a questão correta correspondente às características da fibromialgia:

I- É determinado o diagnóstico na presença de dor em todo o corpo por pelo menos três meses, com identificação de 11 pontos dolorosos no corpo, dentre os 18 possíveis pontos bilaterais pré-determinados.

II - A fibromialgia deve ser reconhecida como um estado de saúde complexo e heterogêneo, de caráter não inflamatório, no qual há um distúrbio no processamento da dor associado a outras características secundárias.

III - A fibromialgia é uma doença reumatológica frequentes cuja característica principal é a dor musculoesquelética difusa e crônica. Além do quadro doloroso, estes pacientes costumam queixar-se de fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos.

IV - Há presença de quadro crônico de dor musculoesquelética, mas frequentemente estes pacientes requerem um acompanhamento multidisciplinar com o objetivo de alcançar uma abordagem ampla e mais completa de seus sintomas e comorbidades.

V - O tratamento não medicamentoso inclui programas de exercícios aeróbicos com progressão lenta e gradual, sempre, encorajar os pacientes a dar continuidade para manter os ganhos induzidos pelos exercícios, associado a alongamento e fortalecimento muscular. Técnicas de hidroterapia para relaxamento também, podem ser utilizadas no tratamento da fibromialgia, dependendo das necessidades de cada paciente.

Assinale a opção adequada:

  • A. Apenas I, IV e V estão corretas.
  • B. Apenas I, II e V estão corretas.
  • C. Apenas III, IV e V estão corretas.
  • D. Apenas II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas estão corretas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As despesas orçamentárias podem ser classificadas em despesas efetivas e despesas não efetivas. Com relação a essas modalidades de despesas, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


A matéria-prima de uma indústria de conservas alimentícias apresentou contaminação microbiana igual a 1.000.000 de células de um dado microrganismo. O valor D a 121,1 ºC, para esse microrganismo, é igual a 2 minutos. Com base no conceito da resistência térmica dos microrganismos, julgue os seguintes itens, considerando que essa matéria-prima sofreu um tratamento térmico igual a 121,1 ºC durante 6 minutos.

A morte das bactérias submetidas ao calor úmido deve-se à desnaturação de um único gene responsável pela sua reprodução.

Resolva a questão aqui ›