A textura superfi cial e o formato das partículas sólida...

Física - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012 - DNIT - Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transporte

A textura superfi cial e o formato das partículas sólidas dos agregados infl uenciam na trabalhabilidade, na adesividade e na resistência ao cisalhamento de misturas asfálticas, bem como modifi ca a energia de compactação necessária para se atingir a densidade do revestimento betuminoso especificado em projeto. Em relação ao conteúdo mencionado, é correto afi rmar que:

  • A.

    agregado graúdo com formato lamelar é o mais recomendado na execução de capa asfáltica denominada de tratamento superfi cial; o formato lamelar proporcionará maior área de contato e consequentemente uma melhor adesividade entre o agregado e o ligante betuminoso.

  • B.

    agregado que apresenta superfície das partículas mais polidas proporciona uma maior adesividade entre este material e o ligante betuminoso.

  • C.

    recomenda as principais literaturas técnicas especializadas sobre o tema pavimentação e materiais utilizados o uso de agregados com características físicas e químicas adequadas para a produção de revestimentos betuminosos, sendo aconselhado um índice de forma(f) mínimo de 0,5 para o agregado graúdo.

  • D.

    agregado graúdo com formato cúbico apresenta índice de forma (f) igual a 0 (zero), valor este considerado ideal para aceitação de um agregado com boa característica de forma.

  • E.

    partículas de agregados em formato esferoidal, utilizadas como matéria-prima de concreto asfáltico, sedimentarão em forma de estrutura paralela durante o lançamento da mistura em campo, rompendo-se por fl exão durante a compactação da capa; situação esta que evidencia a necessidade de se aumentar a energia de compactação em campo para atingir a densidade de projeto.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em uma abordagem formalista, pode-se descrever as poltronas da designer brasileira Júlia Krantz, enfatizando-se

Resolva a questão aqui ›


Acerca dos direitos e garantias constitucionais, julgue os itens a seguir.

O analfabeto possui capacidade eleitoral passiva.

Resolva a questão aqui ›


A Portaria Interministerial n.o 1010/2006 institui as diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. A partir desse contexto, julgue os itens subseqüentes.

Considerando que o nutricionista de uma escola de ensino fundamental tenha realizado um monitoramento da situação nutricional dos alunos de 14 anos de idade e encontrou 10% de adolescentes com IMC de 16 kg/m², 60% com IMC de 20 kg/m² e 30% com IMC de 22 kg/m², é correto afirmar que há 10% de adolescentes com baixo peso e 90% eutróficos, nessa escola.

Resolva a questão aqui ›