O estudo das propriedades da matéria no estado sólido é u...

O estudo das propriedades da matéria no estado sólido é uma área que se aplicam conhecimentos de física e química. Uma característica importante de um sólido cristalino é o arranjo espacial periódico dos seus átomos. Julgue os itens seguintes, relacionados com o arranjo dos átomos de um sólido cristalino.

Uma rede de Bravais é um conjunto infinito de pontos cuja disposição e orientação são exatamente as mesmas quando o conjunto é visto a partir de qualquer um dos próprios pontos da rede.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

            Um homem de 55 anos de idade recebeu o diagnóstico de leucemia mielóide aguda há dois meses. Foi internado apresentando quadro de dor óssea, náuseas, tendências hemorrágicas, fraqueza e fadiga. Vem apresentando febre, dor conseqüente do aumento do fígado e do baço, equimoses, petéquias, hiperplasia e sangramento gengival. A internação ocorreu para que fosse realizada terapia de indução. Além do quadro descrito, o paciente encontra-se neutropênico, anêmico e trombocitopênico.

Acerca da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

Deve-se monitorar rigorosamente os resultados dos exames laboratoriais e atentar para os valores de contagem de leucócitos, hematócrito, plaquetas, níveis séricos de creatinina e provas da função hepática.

Resolva a questão aqui ›


No recadastramento de um coletor tronco da rede coletora de esgotos de uma cidade, os poços de visita (PVs) 16, 17 e 18 apresentaram os dados topográficos a seguir.

PV16: cota da tampa = 802,352 m; cota do fundo = 800,852 m;

PV17: cota da tampa = 802,348 m; cota do fundo = 800,727 m;

PV18: cota da tampa = 802,325 m; cota do fundo = 799,402 m.

Com base nos dados apresentados, julgue os itens que se seguem.

Em horários de pico de produção de esgotos, as redes coletoras, incluídos os coletores troncos, podem funcionar como condutos pressurizados, dispensando, em muitos casos, a implantação de novas redes para atender à expansão e ao adensamento urbanos.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Química

Hoje em dia, espoletas padrões utilizadas em munições têm em sua composição estifinato de chumbo II, sulfeto de antimônio III e nitrato de bário. O cianato de mercúrio (fulminato de mercúrio) já foi muito utilizado, principalmente em munições de pequeno calibre. Sua análise é 70,48% de Hg ; 8,44% de C ; 9,84% de N e 11,24% de O em massa. Qual é a fórmula empírica do cianato de mercúrio?

Dados: massas molares Hg = 201g/mol ; C = 12g/mol ; N = 14g/mol ; O = 16g/mol

Resolva a questão aqui ›