Considere as seguintes afirmativas: I - A exploração de...

Física - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010 - EPE - Analista de Pesquisa Energética

Considere as seguintes afirmativas:

I - A exploração de campos somente para produção de gás tem sido estimulada, dadas as vantagens do gás natural (GN), fonte preferencial e não mais alternativa, sobre outras fontes de energia; entretanto, apesar desse cenário favorável à produção do gás, aspectos de instabilidade política e institucional dos países produtores ainda são fatores considerados na formação do preço do produto.

II - A matriz energética brasileira é considerada limpa, principalmente pelo uso da energia oriunda de hidrelétricas, estima-se que 70% do potencial hidráulico a ser aproveitado está na Amazônia e no Cerrado, sendo, entretanto, as terras indígenas e as unidades de conservação uns dos principais entraves para esse aproveitamento.

III - O desenvolvimento tecnológico auxilia na geração de energia elétrica, como por exemplo, através das novas técnicas para produção do etanol, do carro elétrico ou das modernas turbinas a gás aeroderivadas; porém, apesar dessas inovações, o desenvolvimento tecnológico ainda não é um dos fatores determinantes para a análise das fontes energéticas que devem compor a matriz energética brasileira nas projeções futuras.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I e III.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A empresa A e a B produzem motores de automóveis similares. A empresa A transporta os motores totalmente montados, a um custo da linha de transporte (CLT) para embarque no valor de R$ 20,00 por km. Cada caminhão da empresa A tem capacidade de transportar 100 motores por viagem. A empresa B opta pelo transporte dos motores semimontados, sendo possível colocar em seus caminhões 250 unidades por carga, a um CLT de R$ 30,00 por km.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O CLT é considerado custo fixo.

Resolva a questão aqui ›


              Os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Vladimir Putin assinaram ontem no Kremlin uma declaração conjunta na qual a Rússia formaliza seu respaldo à reivindicação brasileira de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e, em retribuição, o Brasil apóia a aspiração russa de ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC). Na declaração, os dois governos manifestam interesse em projetos conjuntos nas áreas de alta tecnologia, como indústria aeronáutica e espacial, telecomunicações, combustíveis e energia, inclusive no desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área nuclear.

                                                                      

Com o auxílio das informações do texto acima, julgue os itens a seguir, focalizando determinados aspectos referentes à recente viagem do presidente brasileiro à Rússia.

A presença de cerca de setenta empresários na comitiva presidencial é sinal de que a viagem de Fernando Henrique à Rússia não se restringiu às questões geopolíticas; exemplo disso são os contatos relativos à transferência de tecnologia russa para o veículo lançador de satélites brasileiro, à utilização da base espacial de Alcântara pelos russos e ao intercâmbio na área aeronáutica.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a aspectos diversos no âmbito da Angiologia e cirurgia vascular, julgue os itens que se seguem.

As alterações finais observadas nas lesões ateroscleróticas são as estrias lipoídes.

Resolva a questão aqui ›