Se a temperatura de um líquido, de um sólido ou de um gás...

Física - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008 - Petrobras - Prova Comum a Todos os Cargos de Nível Médio

Se a temperatura de um líquido, de um sólido ou de um gás comum aumenta, eles se dilatam. A água, contudo, apresenta um comportamento anômalo, sofre contração de seu volume quando sua temperatura aumenta no intervalo de 0 ºC a 4 ºC, voltando a se expandir em temperaturas maiores de 4 ºC. Devido a essa propriedade, nas regiões de clima frio, apenas as superfícies de lagos se congelam no inverno, formando uma capa protetora e isolante que conserva a água sob ela no estado líquido a 4 ºC. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Considere um tanque cheio de gasolina até a borda. Quando a temperatura subiu, verificou-se que uma quantidade de gasolina havia entornado. Isso aconteceu porque o coeficiente de dilatação da gasolina é menor que o coeficiente de dilatação do tanque.

  • B.

    Nas regiões de clima frio, os lagos se congelam completamente no inverno, pois as temperaturas ambiente atingem freqüentemente valores abaixo de zero.

  • C.

    Quando um volume de água de uma lagoa esfria, esse volume de água afunda até que a temperatura do volume seja 4 ºC. Quando o volume de água na superfície é resfriado ainda mais, ele se congela e permanece na superfície.

  • D.

    Durante os meses de inverno rigoroso, os organismos vivos que vivem nas lagoas morrem, pois suas águas ficam totalmente congeladas.

  • E.

    A água não sofre nenhuma alteração na sua densidade quando se congela.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Sobre a deficiência de adesão dos leucócitos (LAD), é correto afirmar que

Resolva a questão aqui ›


De acordo com o art. 37 da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve obedecer aos princípios de legalidade,

Resolva a questão aqui ›


Na prática odontológica, quando não são observadas as normas de biossegurança, a equipe de saúde bucal está exposta a doenças ocupacionais, como os riscos biológicos. Diante de um acidente com exposição percutânea, a sequência que apresenta as doenças ocupacionais de maior para menor risco é, respectivamente:

Resolva a questão aqui ›