A forma diferente de interação da radiação solar incident...

#Questão 481071 - Física, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2008, INPE, Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico (Tecnologista Sênior Padrão I

A forma diferente de interação da radiação solar incidente na superfície terrestre com cada tipo de alvo é principalmente função das diferentes composições físico-químicas dos objetos ou feições terrestres. Com isso, cada alvo terrestre possui sua própria assinatura espectral, ou seja, a absorção ou reflexão de cada uma das faixas do espectro da luz incidente ocorre de modo diferente para cada alvo. Assim, a radiação de cada alvo leva para os satélites a assinatura espectral dos mesmos e os sensores registram essa assinatura na forma de imagens, sendo que características como densidade, textura, posicionamento das feições em relação ao ângulo de incidência solar entre outros influenciam a interação dos alvos. Tanto a radiação eletromagnética que chega aos alvos (irradiância) quanto as que deixam os alvos (radiância) são influenciadas também pelos componentes atmosféricos. A respeito do comportamento espectral dos alvos, julgue os itens de 69 a 72.

Na região do visível, a vegetação é responsável pelo pico de absorção decorrente da forte absorção dos pigmentos do grupo da clorofila, existindo duas bandas de absorção distintas: uma próxima a 0,48 :m, devido à presença de carotenos, e outra, próxima a 0,68 :m, relacionada ao processo da fotossíntese.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis