Em um trecho curvilíneo de uma rodovia horizontal, o moto...

Em um trecho curvilíneo de uma rodovia horizontal, o motorista de determinado veículo, dirigindo em velocidade excessiva, perdeu o controle da direção e, atravessando a pista, caiu na vala que havia além do acostamento. Chovia muito naquele momento e várias hipóteses foram levantadas para explicar o fato. Em relação a um referencial inercial, assinale a alternativa que apresenta a hipótese correta.

  • A.

    A repentina diminuição do atrito entre os pneus do carro e o asfalto da pista fez com que ele prosseguisse em linha reta ao invés de completar a curva.

  • B.

    A potência do motor do veículo foi insuficiente para corrigir a trajetória original a ser descrita e resultou na derrapagem observada.

  • C.

    A repentina diminuição do atrito entre os pneus do carro e o asfalto da pista fez com que ele derrapasse para fora da pista descrevendo uma trajetória curvilínea.

  • D.

    A força centrífuga sobre o carro foi mais intensa que a força centrípeta e empurrou o carro para fora da pista, seguindo uma trajetória curvilínea.

  • E.

    A energia cinética do veículo era maior do que a energia potencial elástica da borracha dos pneus, daí a derrapagem.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca dos temas encadeamento produtivo e arranjo produtivo local, julgue os itens a seguir.

O êxito de um APL está intimamente ligado a uma articulação político-institucional. Isso significa que o APL deve articular-se tanto com instituições públicas e privadas responsáveis pelas políticas públicas, quanto com as organizações privadas de apoio às pequenas empresas. Tal capacidade está vinculada ao capital social do arranjo.

Resolva a questão aqui ›


Na identificação de sinais e sintomas de um paciente no psicodiagnóstico clínico, é INCORRETO afirmar que:

Resolva a questão aqui ›