Texto para as questões  43 e 44   Considere os seguinte...

Texto para as questões  43 e 44

 

Considere os seguintes estágios de purificação da água para torná-la potável.

I A água natural é submetida a um processo de aeração por borbulhamento de ar. Nessa etapa, ocorre a remoção de gases de odores fortes dissolvidos ao mesmo tempo em que se dissolve oxigênio e nitrogênio.

II Em um tanque, adiciona-se CaO para reduzir a acidez da água e precipitar íons metálicos presentes em solução como hidróxidos. O precipitado, na forma de um pó muito fino, pode ficar suspenso na água.

III A seguir, adiciona-se alume — Al2(SO4)3 . 18 H2O — para coagular e flocular o precipitado, de modo que ele possa ser filtrado. A coagulação envolve a aproximação de íons de modo a formar partículas maiores. A floculação envolve a união de partículas para formar colóides.

IV Sendo anfótero, o alumínio forma íons Al(OH)4+ solúveis em solução básica. Esses íons devem ser eliminados. CO2 é borbulhado para aumentar a acidez e provocar a precipitação do alumínio como Al(OH)3, que é retirado por filtração.

V O pH da água é corrigido.

VI Adiciona-se um desinfetante; normalmente o cloro. O cloro — Cl2 (g) — reage com a água formando o ácido hipocloroso, que é altamente tóxico para bactérias.

Ainda com relação ao texto, assinale a opção correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis