As radiações, tanto corpusculares quanto eletromagnéticas...

As radiações, tanto corpusculares quanto eletromagnéticas, quando possuem energia suficiente, são capazes de ionizar átomos e moléculas ao atravessar a matéria, produzindo nela modificações químicas. A aplicação das radiações abrange vários campos do conhecimento técnico, em particular na medicina, em radioterapia e radiologia diagnóstica.

Toda a vida em nosso planeta está exposta à radiação cósmica e à radiação proveniente de elementos naturais. Com relação às radiações e suas características, assinale a opção incorreta.

  • A. A diminuição da intensidade dos raios X em razão da distância percorrida dentro de um material independe do tipo de material.
  • B. A radiação gama é constituída de ondas eletromagnéticas mais penetrantes que as dos raios X.
  • C. A atenuação de uma radiação está relacionada ao decréscimo da intensidade dessa radiação ao atravessar um meio.
  • D. Para diminuir as exposições externas, convém que o profissional se posicione a uma distância segura da fonte radiativa sem se preocupar com o tempo de exposição.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com fulcro na legislação brasileira aplicável e a propósito das operações de leasing financeiro e operacional, das operações de drawback e dos derivativos financeiros, julgue os itens subseqüentes.

Drawback caracteriza um subsídio governamental destinado a incentivar os fabricantes do país a concorrer no exterior.

Resolva a questão aqui ›


Paciente de 5 anos de idade apresenta quadro de várias semanas de evolução, caracterizado por tosse paroxística de intensidade variável, coriza, febre e mal-estar. Em diversas ocasiões, apresentou vômitos. Foi diagnosticado então com infecção por Bordetella pertussis.

Considerando a infecção por esse agente bacteriano, julgue os itens a seguir.

A coqueluche é uma doença de notificação compulsória.

Resolva a questão aqui ›


Um fusca deve ser licenciado anualmente; um carro elétrico não deve ser licenciado anualmente. Diante das premissas podemos marcar a correta.

Resolva a questão aqui ›