Uma partícula de massa m está presa na extremidade de um...

Uma partícula de massa m está presa na extremidade de um fio ideal que, durante o movimento da partícula, desenrola-se de um disco de raio R como ilustra a figura.

O disco está fixo sobre uma superfície lisa e horizontal sobre a qual movimenta-se a partícula. Durante seu movimento, suponha que o fio permaneça sempre esticado. Marque o único item correto:

  • A. o momento angular da partícula relativo ao centro do disco é nulo;
  • B. o momento angular da partícula relativo ao centro do disco NÃO é nulo, mas permanece constante durante o movimento;
  • C. tanto a energia cinética da partícula, quanto seu momento angular relativo ao centro do disco permanecem constantes durante o movimento;
  • D. tanto a energia cinética da partícula, quanto seu momento angular relativo ao centro do disco NÃO permanecem constantes durante o movimento;
  • E. a energia cinética da partícula permanece constante durante o movimento, mas seu momento angular relativo ao centro do disco varia com o tempo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à janela do Internet Explorer 6 (IE6) ilustrada acima, julgue os itens de 81 a 85, considerando que esse software esteja em execução em um computador do tipo PC cujo sistema operacional é o Windows XP Professional.

O movimento do sinalizador  indica que a página está sendo carregada.

Resolva a questão aqui ›


Cada um dos itens a seguir apresenta uma informação seguida de uma assertiva a ser julgada a respeito de contagem.

No Brasil, as placas dos automóveis possuem três letras do alfabeto, seguidas de quatro algarismos. Então, com as letras A, B e C e com os algarismos 1, 2, 3 e 4 é possível formar mais de 140 placas distintas de automóveis.

Resolva a questão aqui ›


Assinale a alternativa que contém informações corretas em relação à formação da dentina.

Resolva a questão aqui ›