A sociologia clássica compreende três perspectivas de aná...

#Questão 47484 - Turismo, Geral, UFPR, 2011, ITAIPU Binacional, Profissional de Nível Superior

A sociologia clássica compreende três perspectivas de análise da sociedade, cada qual com uma abordagem teóricometodológica distinta. Tendo em vista o contexto histórico das primeiras análises sociológicas, as teorias e os conceitos então produzidos, considere as seguintes afirmativas:

1. A sociologia de Durkheim buscava conhecer os fenômenos que explicariam a integração social e tinha, entre seus principais conceitos, os de coesão social, solidariedade mecânica e orgânica, instituições sociais e consciência coletiva.

2. Uma das principais contribuições de Karl Marx para a Sociologia foi a análise da mudança social, em especial o conhecimento da dinâmica da sociedade capitalista. Entre os conceitos que fazem parte de sua teoria, tem-se conflito de classe, modo de produção, contradição social, trabalho e mais-valia.

3. Tendo por objetivo conhecer e transformar a sociedade de seu tempo, Marx analisou-a segundo a dialética materialista (ou método dialético).

4. Visando estabelecer uma metodologia própria para a Sociologia, Weber escreveu “As regras do método sociológico”, obra na qual sistematizou seu percurso analítico.

Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis