Referente à coleta e transporte de amostras de sangue par...

Farmácia - Analise Clínica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012 - CPRH/PE - Professor de Ensino Técnico Núcleo Técnico

Referente à coleta e transporte de amostras de sangue para testes moleculares,

  • A.

    recomenda-se o uso de tubos exclusivos para os testes moleculares, contudo estes tubos podem ser abertos em outros setores, antes mesmo de chegarem ao laboratório para diagnóstico molecular, sem ocasionar nenhuma interferência no teste.

  • B.

    os anticoagulantes heparina e citrato de sódio são os recomendados para testes que requerem sangue total ou plasma. Diversos estudos têm demonstrado que o EDTA inibe fortemente a reação de polimerase em cadeia (PCR).

  • C.

    para estudos de RNA, a extração pode ser realizada em até 24 horas; se não for possível, a amostra deve ser necessariamente congelada; para armazenamento em longos períodos, o soro ou o plasma devem ser estocados em freezer frost free a − 20 °C.

  • D.

    o sangue total para análise de DNA não deve ser armazenado à temperatura ambiente em nenhuma hipótese antes da extração de DNA e deve ser coletado em tubo contendo aditivo estabilizador de DNA.

  • E.

    para testes que têm a amplificação do RNA como alvo, e carga viral de HIV, o sangue total deve ser centrifugado e, em caso de não ser utilizado o gel separador, o plasma deve ser removido para um tubo secundário em até 4 horas após a flebotomia.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca do sistema tributário nacional, julgue os itens que se seguem. O princípio da legalidade não obsta a possibilidade de que a definição de alguns conceitos seja realizada no plano infralegal, por determinação legal.

Resolva a questão aqui ›


Paciente do sexo masculino, de oitenta e três anos de idade, portador de mal de Alzheimer e que, havia seis anos, sofrera infarto agudo do miocárdio, o que motivou a colocação de stent em sua artéria coronária direita, apresentou quadro súbito de paralisia do dimidio esquerdo, bem como alteração da fala e do nível de consciência. Ao ter sido internado na UTI, diagnosticou-se AVCI no paciente. Durante o período de internação na UTI, ele apresentou dificuldade de se alimentar por via oral, com episódios de broncoaspiração associados, motivo por que foi necessário definir a SNE como via exclusiva de alimentação. Realizada avaliação da deglutição mediante videodeglutograma, foi diagnosticada disfagia orofaríngea grave. Foi solicitada ao paciente a realização de gastrostomia endoscópica. Nesse período, ele estava em uso de clopidogrel e AAS.

A partir desse caso clínico, julgue o próximo item.

Para a realização da gastrostomia endoscópica, o paciente deve suspender o uso das referidas medicações pelo menos cinco dias antes do procedimento e, durante o pré-operatório, deve substituí-las por heparina de baixo peso molecular, suspendendo seu uso, entretanto, vinte e quatro horas antes do procedimento cirúrgico.

Resolva a questão aqui ›


In his article, Kumaravadivelo also mentions that TESOLers have now reached a state of consciousness about the central issues that must govern teaching practices. Yet, he says that:

“Admirable intentions need to be translated into attainable goals, which, in turn, need to be supported by actionable plans. I hope that the person who will be writing a state-ofthe- art essay for the golden jubilee volume of TESOL Quarterly in 2016 will be able to narrate a possible transition from awakening to attainment. After all, the end of all awakening must be the beginning of attainment.”

The expression “from awakening to attainment” can be appropriately paraphrased as

Resolva a questão aqui ›