Texto para as questões de 40 a 45 Um paciente co...

Texto para as questões de 40 a 45

 

Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.

Conforme referido no texto, o material colhido foi submetido também à cultura. Considerando os diversos aspectos dos meios de cultura e seu preparo, assinale a opção correta.

  • A.

    Caso seja necessário favorecer a proliferação de todos os microrganismos presentes na amostra, é correto utilizar-se um meio de cultura seletivo.

  • B.

    O ágar-sangue é um meio de enriquecimento freqüentemente utilizado para a cultura.

  • C.

    Se for necessária a obtenção de colônias puras, a partir de unidades formadoras de colônias, devem-se usar somente meios de cultura líquidos.

  • D.

    O controle de qualidade de meios de cultura feito pela incubação do meio sem a adição intencional de microrganismos é suficiente para a avaliação tanto de resultados falsos-positivos quanto de falsos-negativos.

  • E.

    O meio ágar chocolate apresenta, em sua composição, predominantemente lipídios, o que favorece o crescimento de microrganismos Gram positivos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Suponha que o Estado do Amazonas pretenda firmar vínculo jurídico com determinado município, tendo por objeto a conjugação de esforços para realização de atividades de apoio a pessoas em situação de rua. Para tal mister, poderá valer-se da celebração de

Resolva a questão aqui ›


Em 1.859 as teorias evolutivas foram contestadas é não era aceito mais o princípio da imutabilidade, denominado Fixismo, a partir daí desenvolveu-se idéias sobre a evolução dos seres vivos através da seleção natural. O início destes trabalhos foram realizados por:

Resolva a questão aqui ›


Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram.

Para evitar a ambigüidade de sentido da frase acima, sua redação deveria ser: Procuro esquecer-me

Resolva a questão aqui ›