Texto para as questões de 43 a 48 A infecção pel...

Texto para as questões de 43 a 48

 

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV-1, provocou consideráveis modificações na sociedade e na prática médica e laboratorial a partir da década de 80 do século XX. O risco de transmissão pelo contato de sangue contaminado com lesões na pele tornou rotineiros alguns procedimentos de segurança antes pouco utilizados, uma vez que a taxa de infecção em profissionais da saúde é de 3 para 1.000. Em algumas regiões, a incidência dessa infecção em mulheres chega a 24% por ano, e 5% dos usuários de drogas injetáveis são portadores do vírus HIV-1. Infecções oportunistas, como a pneumonia por Pneumocystis carinii, passaram a apresentar maior incidência, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos laboratoriais não somente para o diagnóstico e o acompanhamento da infecção por HIV como também para o acompanhamento das próprias infecções oportunistas.

No que concerne aos vários aspectos do diagnóstico laboratorial da infecção por HIV, citado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A infecção por HIV freqüentemente apresenta uma redução na população de linfócitos CD4 negativos, isto é, que não apresentam a molécula CD4 em sua superfície.

  • B.

    Devido à característica de invasão celular do vírus HIV, não é viável detectar proteínas virais por dosagens séricas.

  • C.

    O organismo humano não consegue produzir anticorpos contra o vírus HIV-1.

  • D.

    Existem ensaios capazes de detectar, no plasma, RNA viral do vírus HIV.

  • E.

    O método de diagnóstico do HIV denominado western blot, que utiliza cromatografia para a detecção, é mais sensível que os testes que usam eletroforese.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A lei n. 10.216 de 06 de abril de 2001 (publicada no DOU em 09 de abril de 2001), de autoria do deputado federal Paulo Delgado prevê que:

Resolva a questão aqui ›


Os 100 funcionários de uma empresa receberão, no final de cada mês, uma dentre duas revistas: A ou B. No primeiro mês, a empresa distribuiu ao acaso, entre seus funcionários, 50 revistas A e 50 revistas B e, dias depois, cada funcionário foi solicitado a responder se, no mês seguinte, desejaria receber a mesma revista ou a outra. As respostas foram as seguintes:

- 60% dos que receberam A desejam receber de novo A.

- 40% dos que receberam A desejam receber B no próximo mês.

- 90% dos que receberam B desejam receber de novo B.

- 10% dos que receberam B desejam receber A no próximo mês.

Imaginando que essas respostas sejam as mesmas em todos os meses seguintes, a distribuição das revistas tenderá a uma estabilidade. Quando a estabilidade for atingida, para quantos funcionários a revista A será distribuída?

Resolva a questão aqui ›