Texto para as questões de 36 a 42 De acor...

Texto para as questões de 36 a 42 

 

De acordo com dados epidemiológicos recentes, cerca de 8% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade é portadora de diabetes. Esse índice aumenta para 17% para os brasileiros com mais de 60 anos de idade. Como uma significativa proporção de diabéticos do tipo 2 é formada por assintomáticos ou oligossintomáticos, o diagnóstico da doença é, em geral, feito tardiamente. Assim, complicações macro e microvasculares estão freqüentemente presentes quando se detecta a hiperglicemia. Entre as alterações microvasculares, a retinopatia e a nefropatia constituem as principais causas de perda visual e de diálise. A neuropatia periférica e o comprometimento vascular periférico causado pela macroangiopatia e o surgimento de infecções favorecem o aparecimento de úlceras do chamado pé diabético.

Nos casos em que o diabetes está relacionado a alterações na capacidade de produzir insulina, pode ser necessário medir a dosagem desse hormônio. Considerando o texto e os métodos para dosagens hormonais, assinale a opção correta.

  • A.

    A insulina é dosada colocando-se o soro a ser testado em contato com uma solução que contém glicose e medindo-se o seqüestro de glicose.

  • B.

    A dosagem de insulina é feita por espectrofotometria direta do plasma.

  • C. A dosagem de insulina é feita por imunoensaio.
  • D.

    A dosagem de hormônios no sangue, inclusive insulina, pode ser feita por fotometria de chama do soro.

  • E.

    A centrifugação fracionada do sangue separa as células beta circulantes, podendo-se dosar a insulina produzida por elas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Analise as afirmações abaixo, quanto à SEGURANÇA PÚBLICA no texto constitucional.

I - A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, dentre outras atribuições, a apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.

II - A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.

III - A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.

IV - Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

V - Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

Assinale a alternativa correta:

Resolva a questão aqui ›


Assinale a frase que apresenta ERRO de concordância nominal do vocábulo em destaque.

Resolva a questão aqui ›


Para se diferenciar o milho transgênico do convencional, a técnica laboratorial apropriada é:

Resolva a questão aqui ›