Em relação às drogas conhecidas como AINES (anti-inflam...

Em relação às drogas conhecidas como “AINES” (anti-inflamatórios não esteroidais) e seus sítios de ligação nos tecidos, pode-se afirmar que
  • A. a maioria dos AINES tradicionais inibem tanto a COX-1 como a COX-2, embora variem no grau que inibe cada isoforma.
  • B. a COX-1 é induzida nas células inflamatórias, quando sofrem lesão ou inflamação, ou quando são ativadas por citocinas inflamatórias.
  • C. a COX-2 é uma enzima constitutiva, expressa na maioria dos tecidos e desempenha funções de “manutenção” e homeostase no organismo.
  • D. os AINES apresentam, também, efeitos diretos sobre a migração de leucócitos, liberação de enzimas lisossômicas e produção de radicais tóxicos de oxigênio, que contribuem para o dano tecidual de condições inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide.
  • E. todas têm o mesmo mecanismo de ação: são inibidoras da enzima ciclo-oxigenase (COX), que age sobre o ácido araquidônico das membranas celulares, aumentando a geração de PG e Pciclinas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Maria colocou sua casa a venda. Joaquim se interessou pelo imóvel e foi conhecê-lo. Maria mostrou a casa a Joaquim e não o informou que na rua, toda sexta-feira, havia uma feira livre. Joaquim comprou a casa, mas ficou muito desapontado, visto que não compraria uma casa numa rua onde existe uma feira livre.

O negócio jurídico

Resolva a questão aqui ›


No tocante ao Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (CADIN), assinale a única afirmativa correta.

Resolva a questão aqui ›