Um laboratório de análises clínicas recebeu um pedido de...

Um laboratório de análises clínicas recebeu um pedido de exames contendo a seguinte descrição: um paciente com 30 anos de idade, apresenta febre e tosse produtiva há 20 dias; dados de anamnese sugerem quadro infeccioso a esclarecer; exames laboratoriais solicitados: hemograma completo, EAS, urocultura, bacterioscopia e cultura de escarro, pesquisa de BAAR no escarro, hemocultura, coprocultura.

Em relação ao caso hipotético relatado, julgue os seguintes itens.

Se todos os resultados de culturas forem negativos e houver suspeita de histoplasmose, deve ser feita microscopia com coloração PAS e cultura usando ágar-infusão de cérebro e coração, com cloranfenicol.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A leitura dos Textos I e II permite reconhecer, neles, o compartilhamento de concepções dominantes na cultura e no imaginário ocidental. Esse compartilhamento, centrado principalmente nos valores associados à ideia de buscar a regeneração, pelo amor, da mulher decaída, caracteriza

Resolva a questão aqui ›


Uma mulher de vinte e nove anos de idade, tabagista, com 1,72 m, massa corporal de 125 kg, e histórico de diabetes melito e hipertensão arterial sistêmica, relata ter aceitado realizar a cirurgia bariátrica depois de ter fracassado com outros tratamentos clínicos convencionais. Na internação hospitalar, a equipe de fisioterapia recebeu a paciente, avaliou-a, orientou-a e planejou as intervenções a serem realizadas no pré- e no pós-operatório.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Na fase pós-operatória, a deambulação deverá ser iniciada a partir de 24 h do procedimento cirúrgico, com o intuito de minimizar complicações tromboembólicas.

Resolva a questão aqui ›