A Portaria n.º 2.616/GM, de 1998, instituiu o Programa de...

A Portaria n.º 2.616/GM, de 1998, instituiu o Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH), que “é um conjunto de ações deliberadas e sistematicamente desenvolvidas com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares”. Para a adequada execução do PCIH, os hospitais devem constituir uma comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar. Considerando-se o papel do farmacêutico nesta comissão, é correto afirmar que ele deve

  • A.

    preparar os antissépticos, desinfetantes e esterilizantes selecionados pela comissão de farmácia e terapêutica (CFT) do hospital.

  • B.

    acatar as políticas de utilização de antimicrobianos e germicidas definidas pela CFT.

  • C.

    tomar ciência das notificações de infecções efetuadas pela CFT, implantando medidas restritas à área da farmácia, que minimizem as infecções.

  • D.

    estimular o uso de embalagens autoclaváveis para produtos estéreis.

  • E.

    dimensionar o consumo de antibióticos por meio, por exemplo, do cálculo da Dose Diária Definida.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose é um problema de saúde pública. A respeito desse tema, julgue os itens subsequentes.

A teriparatida aumenta a formação e a reabsorção ósseas.

Resolva a questão aqui ›


Na linguagem Java, para indicar que um campo, também chamado de variável de classe, deve ser instanciado quando a classe for inicializada e que só existirá uma encarnação do campo, não importa quantas instâncias da classe possam existir, deve-se declará-lo como

Resolva a questão aqui ›


É uma ocorrência, em laboratório de análises clínicas, que está em DESACORDO com a Resolução ANVISA/DC nº 302/2005:

Resolva a questão aqui ›