O uso descontrolado de hormônios ou de drogas que modula...

O uso descontrolado de hormônios ou de drogas que modulam sua ação vem-se tornando uma prática comum na sociedade moderna. Assim, os diuréticos são utilizados nas formulações para emagrecimento; os androgênios consumidos com o objetivo de melhorar o desempenho físico; o finasteride, um inibidor da síntese de diidrotestosterona, utilizado para o tratamento da calvície. Em relação aos distúrbios causados por alterações hormonais provocadas por alguns desses medicamentos, julgue os seguintes itens.

O uso prolongado de testosterona em homens acima de 40 anos de idade está associado ao aparecimento de hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Mas o mundo globalizado também assiste a um ininterrupto e crescente sistema de produção... (início do 3o parágrafo)

O mesmo tipo de regência, tal como está empregado o verbo grifado acima, encontra-se na frase:

Resolva a questão aqui ›


Seja a variável aleatória discreta X número de acidentes em um cruzamento registrado em um mês. A probabilidade de que X seja menor ou igual a 2 (ou seja, que ocorram até 2 acidentes no cruzamento em um mês) vale 0,0015.

Qual é a probabilidade de que ocorram mais de 2 acidentes no cruzamento em um mês?

Resolva a questão aqui ›


Uma criança de 3 anos de idade, proveniente da comunidade, foi atendida com história de febre, mal-estar, coriza hialina e tosse seca há 3 dias. Há 24 horas apresenta tosse cheia, com dificuldade para respirar e vômitos incoercíveis. A mãe informou que a criança apresentava tais sintomas pela primeira vez. No exame físico, estava com febre, fácies de sofrimento agudo, sinais de desidratação de segundo grau e freqüência respiratória de 60 incursões por minuto. O tórax mostrava retrações intercostais e subcostais, submacicez no terço inferior do hemitórax direito e broncofonia.

Julgue os itens seguintes, relativos ao quadro clínico hipotético acima.

Essa criança perdeu mais de 10% do seu peso durante a doença.

Resolva a questão aqui ›