Questão Q466787
2004 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Prefeitura de Aracajú - SE
Prova: Concurso Prefeitura de Aracajú - SE (2ª edição) - Farmacêutico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2004 Prefeitura de Aracajú - SE (2ª edição)

Uma paciente de 37 anos de idade, com 32 semanas de gesta...

Uma paciente de 37 anos de idade, com 32 semanas de gestação, foi atendida na emergência da maternidade, com quadro de edema importante de membros inferiores e cefaléia intensa. No exame clínico, constatou-se presença de hipertensão arterial e o diagnóstico é de pré-eclâmpsia. Iniciou-se tratamento com metildopa, dexametasona e sulfato de magnésio. Depois de 48 horas, como foi observado que havia sofrimento fetal, que a pressão arterial ainda persistia elevada e que havia risco de morte da paciente, decidiu-se interromper a gravidez e retirar o feto.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes, com relação a gestação, hipertensão arterial e pré-eclâmpsia.

O uso de fenobarbital em gestante no final da gravidez pode levar à depressão respiratória do recém-nascido.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...