A porosidade primária refere-se ao volume, à geometria e...

A porosidade primária refere-se ao volume, à geometria e à distribuição de poros que o agregado sedimentar tinha no momento de deposição. Qual das características abaixo corresponde à porosidade primária?

  • A.

    Feição efêmera, que pode ser facilmente modificada pelo soterramento, e raramente observável no produto sedimentar final.

  • B.

    Granulometria, grau de seleção, recristalização, diferenciação diagenética e desidratação são fatores que influem na porosidade primária.

  • C.

    Interação química do arcabouço e da matriz com a água intersticial pode ser favorecida pelas condições diagenéticas de temperatura e pressão.

  • D.

    Distribuição e geometria da porosidade primária inicial preservam-se numa rocha sedimentar quando sofre pressão, compactação e diagênese.

  • E.

    Elevada porosidade associada à elevada permeabilidade de uma rocha sedimentar é resultante da diagênese e da elevação da temperatura.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da disciplina dos atos administrativos, julgue os itens que seguem. Considere que o Ministro da Cultura tenha editado ato normativo que verse sobre as diretrizes do ensino superior no Brasil, usurpando a competência exclusiva do Ministério da Educação. Nesse caso, o ato administrativo estará maculado pelo vício de competência, não podendo ser convalidado pela administração pública.

Resolva a questão aqui ›


Acerca das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.

A inserção de vírgula logo depois do advérbio “talvez” (l.26) prejudicaria a correção gramatical do texto.

Resolva a questão aqui ›


Texto para as questões de 5 a 7

 

De acordo com as ideias e os aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›