Em várias ar...

 

       Em várias armas, a munição utilizada é o cartucho, um dispositivo composto pela cápsula, a espoleta, a pólvora, a bucha e o projétil. A cápsula é um recipiente rígido que acondiciona os demais componentes, sendo geralmente de metal ou de liga metálica. A espoleta, quando detonada, é que inicia a reação de combustão da pólvora, que depois se mantém naturalmente. É constituída, comumente, por estifnato de chumbo, sulfeto de antimônio e nitrato de bário. Várias outras substâncias podem ser encontradas na sua constituição, como o enxofre e o alumínio. Mais raramente, são encontrados cromatos, carbonatos e sulfocianetos. Alguns produtos das reações que provocam o disparo contribuem para a corrosão do cano das armas por serem de elevada acidez. A pólvora é uma mistura sólida de carvão, nitrato de potássio e enxofre que, ao queimar, produz grande quantidade de gases e fuligem.

Com relação aos textos acima e aos conceitos da química relacionados, julgue os itens que se seguem, considerando que os gases produzidos no interior do cartucho comportam-se idealmente.

A pressão total exercida pelos gases antes de serem expulsos do cartucho é igual à soma das pressões que cada gás da mistura exerceria se estivesse sozinho no recipiente que os confina e na mesma temperatura da mistura.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis