Questão Q445101
2002 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Departamento de Polícia Federal (DPF)
Prova: Concurso Departamento de Polícia Federal (DPF) - Policial Federal / Perito Área Engenharia Química, Farmácia e Química (Prova 2 - Específica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2002 Departamento de Polícia Federal (DPF)

Os métodos titulométricos que podem ser usados na determi...

Os métodos titulométricos que podem ser usados na determinação de ácidos incluem a titulação volumétrica de neutralização — com o uso de indicadores universais — a titulação potenciométrica e a titulação condutimétrica. Um dos problemas afetos à adulteração de produtos alimentícios envolve a adulteração de vinagre pela adição de ácido clorídrico. Acerca desse assunto e sabendo que o valor de pKa para o ácido acético é 4,74, julgue os seguintes itens.

A curva de titulação condutométrica de uma amostra de vinagre adulterado, com solução-padrão de NaOH, irá mostrar dois segmentos de reta, cuja interseção corresponde ao volume de base necessário para neutralizar o HC• e o ácido acético.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...