Maria, com 17 anos de idade, solteira e fumante, foi a um...

Maria, com 17 anos de idade, solteira e fumante, foi a uma boate no sábado à noite, onde começou a conversar com um rapaz e a beber moderadamente drinques contendo álcool e menta. O álcool, no entanto, teve um efeito maior que o esperado, tendo a moça sido deixada em casa pelo rapaz muito sonolenta e em estado de embriaguez. No dia seguinte, apresentava dor e discreto sangramento na vagina, não se recordando do que ocorrera na noite anterior. Lembrava-se apenas de ter saído da boate acompanhada pelo rapaz. Dirigiu-se a um hospital, onde foram constatados vários ferimentos na vagina e a presença de esperma. No hospital, ela informou que estava usando um medicamento antidepressivo.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens abaixo.

Para investigar a hipótese de estupro, Maria deve ser submetida a exames específicos. No entanto, a confirmação do estupro será difícil, porque, caso tenha ingerido flunitrazepam, este e seus metabólitos são excretados do organismo em menos de 8 horas, tempo usualmente inferior ao necessário para a vítima perceber o ocorrido.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O treinamento que consiste em estimular os músculos por meio de um alongamento súbito precedendo o esforço voluntário é denominado método:

Resolva a questão aqui ›


Um paciente com 65 anos de idade, portador de cardiomiopatia dilatada, foi internado na UTI após apresentar dor torácica do tipo pleurítica à esquerda. Com a realização de exames complementares, comprovou-se a existência de derrame pleural à esquerda, classificado como hemorrágico e exsudativo.

Com base no caso apresentado, julgue os itens a seguir.

A presença de dor pleurítica e a localização do derrame pleural à esquerda sugerem a existência de pneumonia.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS

Quanto à vigilância sanitária, julgue os itens seguintes São considerados produtos para a saúde, do ponto de vista da tecnovigilância: os aparelhos, materiais ou acessórios cujo uso ou aplicação estejam ligados à defesa e à proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins diagnósticos e analíticos, os cosméticos e perfumes e, também, os produtos dietéticos, ópticos, de acústica médica, odontológicos e veterinários, definidos por legislação específica.

Resolva a questão aqui ›