Analgésicos são drogas que aliviam a dor sem alterar outr...

Analgésicos são drogas que aliviam a dor sem alterar outros estímulos sensoriais. Podem ser divididos em dois grupos. O primeiro inclui drogas com atividades antipirética e antiinflamatória, capazes de diminuir a dor de intensidade leve a moderada. O segundo grupo é representado por opiáceos como a morfina, que melhoram a dor de forte intensidade, agindo em receptores situados na membrana celular. Os opiáceos podem induzir dependência física e psicológica, o que habitualmente restringe o seu uso ao ambiente hospitalar. Além dos analgésicos opiáceos derivados diretamente do ópio, como a morfina, existem outros opióides, como os análogos sintéticos de morfina e os peptídeos endógenos sintetizados no organismo. Alguns desses derivados sintéticos podem atuar como agonistas parciais ou antagonistas puros. Os peptídeos endógenos são encontrados no cérebro e em outros tecidos. Com relação ao segundo grupo de analgésicos, julgue os itens a seguir.

A intoxicação aguda e grave por opióides causa depressão respiratória, pupilas puntiformes e coma.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As queixas dispépticas são causas comuns de procura por atendimento médico. Em algumas situações o risco de neoplasia do aparelho digestório superior está aumentado. Nestes casos, está indicado realizar endoscopia digestiva alta como abordagem inicial. São sinais de alerta associados aos casos dispépticos, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›


A Constituição de 1937 outorgada pelo Presidente a que o texto se refere

Resolva a questão aqui ›


Segundo o IBGE, em 2007 a cidade de Angra dos Reis possuía 148 476 habitantes e em 2010 essa população passou a ser de 148.294 habitantes. Desses dados conclui-se que a população deAngra dos Reis, neste período:

Resolva a questão aqui ›