Em um processo industrial de descafeinação de café utiliz...

Em um processo industrial de descafeinação de café utilizando dióxido de carbono supercrítico, a área superficial das partículas de café moído é muito importante. Quanto maior esta área, menor a resistência à transferência de massa. Considerando que neste processo industrial normalmente utilizam-se partículas esféricas de café moído com 4 mm de diâmetro, o acréscimo na área superficial (em m2/kg de partículas) ao se utilizar partículas com diâmetros 50% menores será de:

Dados:

ρpartículas = 1200 kg/m3

  • A.

    0,67 m2/kg.

  • B.

    1,00 m2/kg.

  • C.

    1,25 m2/kg.

  • D.

    2,00 m2/kg.

  • E.

    2,50 m2/kg.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

O permanente apoio dos EUA a Israel, visível desde a criação do Estado judeu no Oriente Médio, explica-se, fundamentalmente, pela excessiva dependência do mais poderoso país do mundo ao petróleo extraído das grandes refinarias israelenses.

Resolva a questão aqui ›


As pessoas que vivem em cidades vêm buscando cada vez mais contato com a natureza, aumentando a visitação em unidades de conservação (UCs) que permitem esse tipo de atividade. Assim, aumenta a necessidade de as UCs oferecerem atividades planejadas que conciliem lazer, educação e apreciação da beleza dos recursos naturais, a exemplo das trilhas ecológicas interpretativas. A respeito de projetos para implantação de trilhas interpretativas, seu planejamento e seu papel na educação ambiental, julgue os seguintes itens.

Considere que dois projetos de trilhas diferentes em uma UC sejam apresentados para avaliação. Sabendo que eles diferem apenas no fato de que um deles planejou a trilha com base em diagnóstico ambiental da UC, então, este projeto deve ser escolhido.

Resolva a questão aqui ›


“Método de cálculo de iluminação de interiores que se baseia na ‘teoria de transferência de fluxo’ e só se justifica quando aplicado a instalações de alto padrão técnico, em que é exigida maior precisão de cálculos. Esta teoria estabelece que, se uma superfície ‘A’ emite ou reflete um fluxo de modo completamente difuso, parte deste fluxo é recebida por uma superfície ‘B’. A percentagem do fluxo total emitido por ‘A’ que é recebido por ‘B’ é chamada fator de forma de ‘B’ em relação a ‘A’. Um recinto a iluminar é constituído por paredes, teto e chão, que atuam como superfícies refletoras de fluxo emitido pela fonte luminosa.” O método de cálculo de iluminação descrito é

Resolva a questão aqui ›