A análise do desempenho de um sistema dinâmico é normalme...

A análise do desempenho de um sistema dinâmico é normalmente realizada, no tempo, pelo comportamento da resposta transitória e da resposta estacionária ou em regime permanente para certos tipos de excitação. Acerca do desempenho dinâmico de sistemas lineares, julgue os próximos itens.

A caracterização do erro estacionário é feita a partir do número de zeros da função de transferência de malha fechada na origem do plano complexo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um agricultor que plantou 900 ha de batata (Solanum tuberosum) no período de verão observou, no início da tuberização, as seguintes ocorrências:

I murchadeira, causada por Ralstonia solanacearum, em cerca de 5% das plantas;

II enrolamento de folhas, em aproximadamente 5% das plantas, sintoma típico de potato leafroll, observada em toda a parte aérea;

III sintomas de pinta preta, causada por Alternaria solani, em 3% das plantas;

IV sintomas de sarna comum, causada por Streptomyces scabies, em 2% das plantas. O produtor enviou amostras de partes vegetativas das plantas de batata com esses sintomas a um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que confirmou as ocorrências citadas.

Tendo como referência a situação acima apresentada, julgue os itens de 82 a 86.

A proliferação da bactéria causadora da sarna comum é favorecida, na fase de tuberização, pelo pH do solo — acima de 6,0 —, pelo alto teor de matéria orgânica e pela ocorrência de solos secos.

Resolva a questão aqui ›


O regime aduaneiro que prevê a suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado é denominado

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, no que se refere a aspectos políticos, sociais e econômicos no Brasil. Nas últimas décadas, ocorreram mudanças nos padrões de mortalidade, com acentuadas quedas nas taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias no Brasil, em particular nos estados das regiões Norte e Nordeste. Esses estados, no entanto, ainda são detentores das mais elevadas taxas de mortalidade do país.

Resolva a questão aqui ›