Questão Q438103
2012 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Câmara dos Deputados (CD)
Prova: Concurso Câmara dos Deputados (CD) - Analista Legislativo Atribuição Engenheiro - Área Engenharia Mecânica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2012 Câmara dos Deputados (CD)

Ao definir a solução de controle e automação a ser adotad...

Ao definir a solução de controle e automação a ser adotada para uma grande instalação central de climatização, dois projetistas propuseram a adoção de conceitos concorrentes, listados a seguir:

I válvula de duas vias versus válvula de três vias para controle da alimentação de água gelada para os fancoils (climatizadores);

II sistema de vazão de ar constante (VAC) versus sistema de vazão de ar variável (VAV);

III dampers (registros) de controle de vazão com lâminas paralelas versus lâminas opostas;

IV protocolo de comunicação BACNET versus protocolo MODBUS.

Considerando as informações acima, julgue os itens seguintes.

No controle da alimentação em água gelada para climatizadores (fancoils), tanto a válvula de duas vias quanto a de três vias são adequadas para o controle da vazão de água em função da carga térmica atendida pelo fancoil. No entanto, uma válvula de duas vias controla a vazão de água gelada no fancoil, ao passo que a válvula de três vias mantém a vazão de água constante e permite o ajuste da diferença de temperatura entre a entrada e a saída de água gelada.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...