Em processos de soldagem a arco com eletrodo revestido, a...

Engenharia Mecânica - Geral - IF PI - 2012 - IF/PI - Elementos de Máquinas

Em processos de soldagem a arco com eletrodo revestido, a composição do revestimento do eletrodo determina as características operacionais dos eletrodos e pode influenciar a composição química e as propriedades mecânicas da solda efetuada. Qual das alternativas representa o revestimento do tipo básico?

  • A.

    Constituído principalmente de óxido de ferro e manganês, produz escória oxidante, abundante e fácil de destacar. O eletrodo pode ser utilizado em CC ou CA, apresentando baixa penetração.

  • B.

    Constituído principalmente de óxido de ferro, manganês e sílica, produz escória ácida abundante e porosa de fácil remoção. O eletrodo pode ser usado com CC ou CA, a penetração é média e sua taxa de fusão é elevada, levando a uma poça de fusão volumosa.

  • C.

    Contém quantidade significativa de TiO2 e produz uma escória abundante, densa e de fácil destacabilidade. Os eletrodos com este tipo de revestimento são de fácil manipulação e podem ser usados tanto em CC quanto em CA, em qualquer posição.

  • D.

    Contém quantidade apreciável de carbonato de cálcio e fluorita, capaz de gerar uma escória que, juntamente com o dióxido de carbono gerado pela decomposição do carbonato de cálcio, protege a solda do contato com a atmosfera. Esta escória exerce uma ação metalúrgica benéfica sobre a solda, dessulfurando-a e reduzindo de formação de trincas de solidificação.

  • E.

    Possui uma elevada quantidade de material orgânico, cuja composição no arco gera grande quantidade de gases que protegem o metal líquido. A quantidade de escória é pequena, o arco é muito violento, causando grande volume de respingos e alta penetração, quando comparados a outros tipos de revestimentos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens subsecutivos, relativos a modelos de estruturas adotados na análise estrutural de edificações.

Na viga balcão, a carga aplicada gera momentos fletores e torçores, força cortante e força normal.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com a norma ABNT NBR 14931:2004 (Execução de estruturas de concreto – Procedimento), a montagem da armadura deve ser feita por amarração, utilizando arames. No caso de aços soldáveis, a montagem pode ser feita por pontos de solda. A distância entre pontos de amarração das barras das lajes deve ter afastamento máximo de:

Resolva a questão aqui ›


O tempo de vida de um aparelho elétrico é uma variável aleatória, X, com distribuição exponencial com média de 1000 horas. O custo de produção de um desses aparelhos é de R$ 100,00, e o fabricante paga uma multa de R$ 40,00, caso o aparelho dure menos do que 2000 horas. Nessas condições, o custo médio de um aparelho, em reais, é de

Dados:

e−1 = 0,37

e−2 = 0,14

Resolva a questão aqui ›