Numa operação de preparo de uma prensa mecânica à fricção...

Numa operação de preparo de uma prensa mecânica à fricção, utilizada num processo de forjamento, cometeu-se um pequeno deslize: ao dar a partida ao processo, travou-se o volante muito próximo da volta completa da biela. Dentro da ferramenta há material aquecido para simulação do forjamento. Em princípio, não se sabe se o material estava em quantidade maior do que a permitida ou se o curso estabelecido estava fora dos padrões ideiais. A máquina não possui sistema de reversão do volante e nem é possível desmontar ou remover o ferramental de sua base. O selo de segurança existente no sistema biela se rompeu, não permitindo nenhum movimento no volante ou na biela. Não é possível efetuar o ajuste do sistema de acionamento da biela face ao travamento ocorrido. A alternativa mais indicada para esta situação é

  • A.

    cortar a biela com maçarico e efetuar sua substituição imediatamente.

  • B.

    desmontar o volante da prensa para que se possa efetuar o retrocesso do sistema biela-manivela.

  • C.

    cortar a base da ferramenta de forja com maçarico para permitir sua remoção.

  • D.

    aquecer a ferramenta com maçarico a fim de transferir calor ao material em seu interior e torná-lo mais maleável, além de forçar o volante para verificar se é possível completar o ciclo.

  • E.

    desacoplar a transmissão por atrito e tentar, com auxílio de chaves e braços de alavanca, reverter o ciclo da máquina.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Abraham Maslow, um dos líderes da Psicologia Humanista, desenvolveu uma teoria motivacional bastante conhecida e denominada:

Resolva a questão aqui ›


Levantamento apresentado no final de 2010 pela organização não-governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública causou espanto entre os brasileiros, pois, ao mesmo tempo em que apontou o estado de São Paulo como o que mais investiu nesta área, também identificou como estado que mais cortou gastos com a segurança pública justamente aquele que mais se destaca na imprensa por problemas nesta área, principalmente no que tange ao crime organizado. Trata-se:

Resolva a questão aqui ›


No que se refere à legislação, à formação e mercado de trabalho do bibliotecário e do moderno profissional da informação e a ética profissional, julgue os itens que se seguem.

Na era da informação, os bibliotecários especializados são essenciais às organizações embasadas no conhecimento, pois se encontram na linha de frente, respondendo com senso de urgência às necessidades críticas de informação dos usuários.

Resolva a questão aqui ›