Frequentemente, nas unidades geradoras de uma central hid...

Frequentemente, nas unidades geradoras de uma central hidrelétrica, existe a necessidade da utilização de sistemas trocadores de calor para resfriamento de fluidos. Em relação aos trocadores de calor, considere as seguintes afirmativas:

1. Nos trocadores de calor do tipo regenerador, ocorre um primeiro estágio no qual o fluido quente cede calor, que é acumulado em uma câmara de material refratário. Num segundo estágio, a passagem do fluido quente é interrompida, iniciando-se a passagem de um fluido frio que retira calor do refratário, resfriando-o e preparandoo para um novo ciclo.

2. Nos trocadores de calor do tipo recuperador, o fluido quente cede calor ininterruptamente a um fluido frio através de uma parede de separação entre os fluidos.

3. Nos trocadores de calor do tipo recuperador em correntes opostas, os fluidos escoam em sentidos opostos, podendo, dependendo da faixa de temperatura em que trabalham, apresentar, em uma de suas extremidades, uma concentração de temperaturas elevadas. Isso pode provocar corrosão prematura, vazamentos e empenamentos, que podem resultar em menor vida útil em relação aos trocadores de calor do tipo recuperador em correntes paralelas.

4. De maneira geral, os trocadores de calor do tipo recuperador em correntes opostas têm maior rendimento que os trocadores de calor do tipo recuperador em correntes paralelas.

Assinale a alternativa correta

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis