Uma célula galvânica é um circuito elétrico formado por d...

Uma célula galvânica é um circuito elétrico formado por dois metais com potenciais de eletrodos diferentes em contato colocados em um meio eletrolítico. No que se refere a células galvânicas, julgue os itens que se seguem.

Aumentando-se a acidez da solução eletrolítica, acelera-se a corrosão dos metais catódicos em relação ao hidrogênio, pois o maior número de íons H+ presentes facilita a remoção de elétrons do cátodo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A polpa e a dentina formam um único complexo, pois estão intimamente relacionadas morfo e fisiologicamente. Julgue os itens a seguir relacionados ao complexo dentino-pulpar.

Na dentina, na região próxima à junção amelo-dentinária, o prolongamento do odontoblasto penetra no tecido duro, longe do corpo celular.

Resolva a questão aqui ›


Um homem de sessenta e dois anos de idade, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), foi admitido na emergência de um hospital com relato de exacerbação da dispneia em decorrência de infecção viral. No exame físico, apresentou frequência respiratória de 32 irpm e frequência cardíaca de 103 bpm. Em ar ambiente, a gasometria arterial indicou pH = 7,28; PaCO2 = 47 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3- = 25 mEq/L; SaO2 = 82% e Hb = 11 g/dL.

A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.

A hipoxemia, indicada pela gasometria arterial do paciente, foi causada por desvio de sangue para áreas pulmonares com alta relação ventilação/perfusão.

Resolva a questão aqui ›