Um técnico projetista foi indicado para auxiliar no proje...

Um técnico projetista foi indicado para auxiliar no projeto de uma instalação de bombeamento. O engenheiro responsável informou que a bomba recalcaria óleo combustível e que deveria atender a curva do sistema, ilustrada acima. Sabe-se que a vazão necessária é de 600,00 m³/h, que a altura manométrica total deve ser de 2,5 kgf/cm² e que, para essa instalação, estão disponíveis três tipos de bombas centrífugas: a bomba A, cuja curva está plotada no mesmo gráfico da curva do sistema; a bomba B, cujas características nominais são: vazão de 300,00 m³/h para a altura manométrica de 1,25 kgf/cm², com rendimento no ponto de operação de 60%; a bomba C, que possui como características nominais uma vazão de 600 m³/h para uma pressão de recalque de 1,3 kgf/cm² e NPSH requerido de 8,5 m.c.a. Com base no gráfico e nessas informações, julgue os próximos itens.

A curva do sistema será alterada se houver mudança nos diâmetros das tubulações da instalação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Desde o final do século XIX, diversos países capitalistas implantaram programas governamentais voltados para a provisão de serviços sociais cobrindo diversas formas de risco individual e coletivo. Posteriormente, a partir de 1945, o fenômeno do moderno Welfare State experimentou um notável ciclo de expansão nos países desenvolvidos, Nesse tempo, diversos autores, de diferentes matizes, se dedicaram à tarefa de explicar a origem e o desenvolvimento desses regimes. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Ainda que situado no campo marxista, Ian Gogh afirma que as exigências funcionais ou os constrangimentos impostos pelo processo de acumulação não são suficientes para explicar a origem dos programas sociais. Para ele, a capacidade de pressão das classes subordinadas é de reconhecida importância na explicação da introdução das medidas de Welfare, que surge, assim, como resultado de um acordo entre capital e trabalho organizado dentro do capitalismo.

Resolva a questão aqui ›


As questões de números 14 e 15 baseiam-se no texto abaixo.

Tanto quanto produzir originalmente, traduzir é, contemporânea e futuramente, uma das condições da criação de "um mundo só" - na certeza de que a ignorância das realidades alheias é dupla fonte de mal, pela subestimação das realidades alheias e pela supervalorização, por vezes agressiva, das realidades próprias. A consciência plena da diversidade parece dar maior força à convicção profunda da unidade humana - sem preconceitos de falsos valores raciais, éticos, morais, culturais, materiais e até mesmo tecnológicos; tanto é verdade que, neste particular, em que a complexidade e divisão dos instrumentos de ação parecem dar uma medida do progresso, mesmo dos povos ditos atrasados, há formas e estruturas sociais que podem dar lições de eficácia aos povos ditos avançados.

Infere-se do mesmo texto que

Resolva a questão aqui ›