A gaseificação de combustíveis sólidos, como madeira e c...

A gaseificação de combustíveis sólidos, como madeira e carvão vegetal, é um processo muito antigo. Consiste na transformação de madeira ou carvão em um gás combustível, contendo proporções variáveis de monóxido de carbono, dióxido de carbono, hidrogênio, metano, vapor d’água e alcatrões. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os gaseificadores podem ser corretamente agrupados em duas categorias: leito fixo e leito fluidizado. Os gaseificadores de leito fluidizado utilizam a madeira ou o carvão sob forma de pedaços de dimensões variadas (de 10 cm a 30 cm) que descem pelo corpo do gaseificador à medida que são consumidos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando as informações abaixo, identifique a alternativa com a combinação de produção que irá gerar a maior margem de contribuição.

I. As margens de contribuição unitária dos produtos X, Y e Z são, respectivamente: $10, $6 e $4.

II. A quantidade de horas necessárias para o processamento de uma unidade dos produtos X, Y e Z são, respectivamente: 5 horas, 2 horas e 1 hora.

III. Não há restrições de demanda de mercado para o produto X, ou seja, tudo que a empresa fabricar ela irá conseguir vender. Contudo, a empresa não consegue vender (em um mês) mais do que 15.000 unidades do produto Z e 30.000 unidades do produto Y.

IV. A empresa tem uma capacidade limite de horas de processamento no total de 100.000 horas por mês.

 

Resolva a questão aqui ›


A implementação da política desenvolvimentista da administração Kubitschek marcou a utilização, pela primeira vez, de uma política deliberada de industrialização. Essa política consistia essencialmente de uma tarifa aduaneira efetivamente protecionista, combinada com um sistema cambial que subsidiava a importação de bens de capital e insumos básicos, e atração do capital estrangeiro por investimento direto. Ao mesmo tempo, e complementarmente, a política fiscal era francamente expansionista e iniciou, no fim da década de 50, a concessão de incentivos fiscais (regionais) para o desenvolvimento industrial; e a política monetária permitiu uma rápida expansão do crédito bancário e uma maior utilização do crédito externo de curto prazo.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

As variáveis de política identificadas no texto (proteção aduaneira, taxa de câmbio, política fiscal expansionista e política monetária ativa), depois de terem merecido críticas nos anos 80 do século passado, agora integram os modelos que, na literatura sobre o crescimento, são denominados modelos de crescimento endógeno.

Resolva a questão aqui ›


Com base na NBR 9.050/2004, julgue os itens que se seguem. As entradas de áreas de serviço ou de acesso restrito, tais como casas de máquinas, barriletes, passagem de uso técnico etc., não necessitam ser acessíveis.

Resolva a questão aqui ›